Chama-se pechincha ao objeto que compramos a um preço muito vantajoso e claro está, se as nossas férias se podem transformar numa pechincha sem deixarmos de fazer tudo o que mais gostamos, tanto melhor. Este guia dá indicações de como e onde comprar para conseguir as melhores pechinchas, com uma ótima lista de sites de viagem, billhetes de avião e hóteis incluída.

O artigo que em seguida reproduzimos na íntegra faz parte de um conjunto de guias práticos que a revista portuguesa VISÃO tem por costume publicar ao longo do ano. Esperamos que seja útil.

Texto de Rita Montez, publicado originalmente na VISÃO nº 1062 de 11 de julho.

A pressa nem sempre é inimiga e, no caso das ofertas de férias, bem pode ser uma valiosa aliada a quem procura verdadeiras pechinchas para desfrutar de uns dias de lazer. Com a instabilidade política e a crise que se verifica em vários destinos de praia, muitos hotéis prolongam as megapromoções, na expectativa de cativarem mais clientes. Todas as semanas são divulgadas novas ofertas de última hora para encher os lugares que se mantêm vazios, ao mesmo tempo que se acena com bons descontos para quem reserva quarto com antecedência, neste caso para setembro. Com paciência e alguns truques é possível encontrar preços tentadores.

VIAJAR

– A época baixa continua a ser a mais barata. Se conseguir marcar as férias para o final de junho ou a partir de setembro, verá os preços a baixar significativamente.

– Compare os preços nas agências online. Esteja atento às promoções. Nos últimos anos, até os supermercados começaram a entrar na guerra das viagens, oferecendo descontos, antes da época alta.

– Algumas empresas têm parcerias que dão acesso a descontos na compra de produtos das agências de viagens. A lista é grande e pode começar na empresa onde trabalha, passando pelo supermercado ou associações e clubes.

– Analise em pormenor as propostas que lhe oferecem. Diferentes datas ou ligeiras mudanças de localização têm impacto no preço final. Grande parte dos sites permite ter uma visão dos preços em vários dias da semana ou até por meses.

-Antes de comprar a viagem faça as contas aos custos totais. As taxas cobradas são, por vezes, elevadas e, um preço inicial baixo, pode ficar mais caro do que outra oferta aparentemente menos interessante.

– Os sites de descontos como a Letsbonus ou a Groupon já entraram no negócio das viagens. Com frequência surgem ofertas de produtos com descontos que chegam aos 70 por cento.

ONDE PROCURAR

 

  • www.netviagens.com
  • www.vaviagens.com
  • www.geostar.pt
  • www.abreu.pt
  • www.muchoviaje.com
  • www.lastminute.com

 

AVIÃO

– Existem dezenas de sites que pesquisam e comparam por nós os melhores preços, incluindo os praticados pelas companhias aéreas low cost.

– Quanto maior a antecedência em relação à data em que pretende viajar, mais baixos são os preços.

– Compare os preços dos voos nas companhias tradicionais e nas low cost. Nem sempre os destas últimas são mais os atractivas.

– Tenha também atenção à distância entre o aeroporto e a cidade para onde se dirige. Um bilhete mais barato pode tornarse caro depois de lhe acrescentar as despesas de transfer.

– Compre tudo pela internet e com antecedência. Verifique se a bagagem não ultrapassa os limites de medida e peso impostos pela companhia, para evitar o pagamento de taxas adicionais.

– Os bilhetes que não permitem alterações na data escolhida ou noutras são sempre mais baratos. Faça contas para ver se a diferença em relação àqueles que permitem mudanças compensa ou, em alternativa, se vale a pena pagar um seguro de cancelamento.

– Os preços variam consoante o dia da semana. As viagens entre sexta-feira e domingo são, habitualmente, mais caras. Procure marcar as partidas e chegadas para outros dias.

ONDE PROCURAR

 

  • www.rumbo.pt
  • www.skyscanner.com
  • www.jetcost.pt
  • www.momondo.com

 

DORMIR

– Grande parte das cadeias hoteleiras tem programas de fidelização, que oferecem descontos e condições especiais aos membros. Ao aderir a estes programas, consegue estar sempre a par das novidades.

– Evite comprar o alojamento no balcão do hotel, onde os preços são por norma muito mais elevados. Os valores nos sites das unidades hoteleiras são também com frequência superiores aos preços oferecidos nas agências e operadores de viagens, que compram quartos em grande quantidade.

– Nesta altura do ano, alguns hotéis e agências de viagens estão a oferecer o valor das portagens para o Algarve, Covilhã ou Guarda ou da Via do Infante, em consumos, durante as férias.

Faça uma pesquisa na internet e tente conseguir este desconto, mesmo nos casos em que não existe esta campanha.

– Muitos hotéis oferecem a estada de crianças até aos 12 anos. Noutros casos, têm condições especiais e pacotes feitos à medida para famílias.

– As dormidas em regime tudo incluído estão na moda, no Algarve e na Madeira. São também frequentes noutros destinos de sol e praia, permitindo, geralmente, poupanças, sobretudo quando se trata de viagens em família. Compare também com outros regimes como a meia pensão e a pensão completa.

– As casas particulares são outra alternativa barata. Existem sites e agências que fazem a ponte entre os hóspedes e os proprietários, fornecendo algumas garantias de segurança, e que permitem o aluguer em qualquer parte do mundo ao dia, semana ou mês.

– Outra tendência que tem vindo a crescer é a troca de casas, durante as férias. Neste caso, as pessoas fazem uma troca direta de alojamento e mudam-se, durante uns tempos, para a casa de outras pessoas, entregando as chaves da própria casa como contrapartida.

ONDE PROCURAR

 

  • www.booking.pt
  • www.logitravel.pt
  • www.homelidays.com
  • www.homeaway.pt
  • www.trocacasa.com
  • www.hotelopia.pt